domingo, 22 de janeiro de 2017

Como deixar um mod leve? Retopologia!

Essa postagem não é pra apresentar um mod como normalmente acontece xD. Mas sim pra responder uma pergunta que muita gente faz.

Tire esse sorriso do rosto, esse post não é um tutorial, é um artigo. Se lembram da XJ6? Pois bem, descobri recentemente que aquele lance de remodelar por cima da malha original tem um nome, se chama retopologia, eu refiz a topologia da Yamaha XJ6 a deixando muito mais leve.

Topologia, retopologia... que papo é esse maluco? Abra o post.

Olhem este carro, reparem em tudo, nas curvas, principalmente nas curvas do para-choque, o formato das rodas, dos faróis etc.:

Clique na imagem para ver melhor.

Reparou? Muito bem, mas e se eu te disser que isso não é um carro, que tudo isso é só uma ilusão? Isso que você está vendo não passa de um amontoado de polígonos (falei um pouco sobre polígonos no post do projeto da XJ6) e imagens que fazem você pensar que isso é um carro.

Não ta acreditando? Então olhe:

Esses polígonos foram organizados para que se pareçam com uma Mitsubishi Eclipse GSX de 1999 (tunada). E o nome disso, o modo como esses polígonos estão organizados para formar esse carro, se chama topologia, então podemos dizer que retopologia é a recriação da malha desses polígonos sem alterar a forma final do objeto 3D em questão.

Essa técnica é mais utilizada em modelos 3D de objetos orgânicos, como animais, seres humanos etc. muitas vezes para adaptar o objeto (como uma pessoa) para receber animações, mapeamento de texturas e para reduzir a quantidade de polígonos na área de desenvolvimento de games por exemplo.

A partir dessa técnica é possível transformar um objeto hiPoly em LowPoly.

Infelizmente o ZModeler, pelo menos na versão que eu uso, a 2.2.6, ainda não tem uma ferramenta que facilite refazer a topologia de objetos 3D. Mas outros aplicativos como 3DS Max, Blender e ZBrush tem ferramentas que ajudam muito a fazer isso, porém não é tão fácil quanto pensam, tem que ter uma certa intimidade com programa.

E existe um programa incrível que refaz a malha de forma instantânea sem você precisar sujar suas mãos, se chama Instant Meshes (clique no nome para ver), ele é compatível com Windows, Mac OS X e Linux. É um programa gratuito, com ele tudo que você precisa fazer é importar um modelo 3D para o programa que a malha será refeita sem necessidade de trabalho manual.


Infelizmente o programa não funcionou comigo, parece que só funciona em computadores com a versão do Open GL 3.3 pra cima (foi o que eu entendi pela janela de erro). É realmente uma pena esse programa não ter funcionado comigo 😭, daria pra otimizar veículos em um período de tempo absurdamente menor.

Se quiser se aprofundar mais no assunto eu sugiro que procure mais sobre isso no Google (assim como eu fiz) eu poderia listar os sites que consultei, mas entrei em muitos e eu não lembrei de anotá-los, tem alguns tutoriais tanto em vídeo quanto em texto de gente que realmente manja do assunto e páginas com textos explicando de forma mais detalhada sobre topologia e retopologia.

Seria ótimo se essa informação chegasse nessa galera que faz mods de veículos para GTA e que eles conhecessem principalmente o Instant Meshes, uma ferramenta tão simples mas que tem o poder de salvar a vida de milhares de jogadores de GTA não só do pc como dos celulares também.

Atualização: Parece que o Instant Meshes não funciona muito bem com peças de veículos, ela pode ficar distorcida. Se for assim em todos os casos então aquela chama da esperança de deixar um mod mais leve de forma rápida apagou-se!

Abrir Comentários

1 comentários:

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *